Melhores do Carnaval


TODA A PROGRAMAÇÃO DE TODOS OS ANOS
DO NOSSO MARAVILHOSO CARNAVAL

Cecília Pessôa e Gustavo Farias




sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARIRI 2013

Lá vem o CARIRI ai, 
com saco de levar criança... 




















VAMOS CORAGEM, QUE O FREVO ME CHAMA!!!!
4h da matina... saindo o Homem da Meia Noite...
e se encontrando com o CARIRI... (RSSSSS)

A Essa é a abertura original do carnaval de Olinda", a letra do hino oficial do Cariri é um frevo famoso pelos versos: "Lá vem o Cariri ali/ Com saco de pegar criança/ Pegando menino e moça/ Pegando tudo o que a vista alcança". 


Há 86 anos, na madrugada de sexta para sábado, o Cariri Olindense sai do bairro de Guadalupe às 4h da manhã e percorre as ruas de Olinda seguido por uma orquestra de frevo. Com longas barbas brancas e chapéu de palha, ele anda à cavalo e carrega um saco. Uma lenda diz que esse senhor seqüestra criancinhas, mas tudo não passa de uma brincadeira. Essa assombração é o mascote da troça carnavalesca mais antiga da Cidade Alta, que virou tema de um curta-metragem com lançamento marcado para esta sexta, às 21h, em uma projeção de cinema no meio da rua. 


UM POUCO DE HISTÓRIA por lúcia Gaspar: 

Troça Carnavalesca Mista Cariri é uma das mais antigas agremiações do Carnaval de Olinda. Fundada no dia 15 de fevereiro de 1921, abre o carnaval da cidade desfilando sempre às 4h da madrugada do domingo de Carnaval. Sua sede fica na Praça Conselheiro Miguel Canuto, no Guadalupe e seu nome é uma homenagem ao velho “Cariri”, apelido de um antigo vendedor do Mercado de São José, no Recife, que até hoje continua como símbolo da troça. 

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário